
O processo de recuperação de uma pessoa que apresenta algum tipo de dependência química, seja por drogas ou álcool, deve ser extremamente bem elaborado para que as chances de cura do tratamento se tornem reais. Por isso, um método muito utilizado são os 12 passos de Narcóticos Anônimos.
Quando um dependente já se mostra incapaz de controlar suas próprias ações e já não exerce mais discernimento sobre a sua vida e os riscos aos quais está exposto, uma das medidas adotadas, normalmente pelas famílias, é a internação involuntária e, em alguns casos, até mesmo a compulsória.
Dessa forma, após um laudo médico, que avalie as condições físicas e mentais, essa pessoa será encaminhada para uma clínica de recuperação que é especializada em realizar tratamentos que são voltados para a sua melhoria e retomada da sua qualidade de vida.

OS 12 PASSOS DE N.A.
1º. Admitimos que éramos impotentes perante a nossa adicção, que nossas vidas tinham se tornado incontroláveis.
2º. Viemos a acreditar que um Poder maior do que nós poderia devolver-nos à sanidade.
3º. Decidimos entregar nossa vontade e nossas vidas aos cuidados de Deus, da maneira como nós O compreendíamos.
4º. Fizemos um profundo e destemido inventário moral de nós mesmos.
5º. Admitimos a Deus, a nós mesmos e a outro ser humano a natureza exata das nossas falhas.
6º. Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.
7º. Humildemente pedimos a Ele que removesse nossos defeitos.
8º. Fizemos uma lista de todas as pessoas que tínhamos prejudicado e nos dispusemos a fazer reparações a todas elas.
9º. Fizemos reparações diretas a tais pessoas, sempre que possível, exceto quando fazê-lo pudesse prejudicá-las ou a outras.
10º. Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.
11º. Procuramos, através de prece e meditação, melhorar o nosso contato consciente com Deus, da maneira como nós O compreendíamos, rogando apenas o conhecimento da Sua vontade em relação a nós e o poder de realizar essa vontade.
12º. Tendo experimentado um despertar espiritual, como resultado destes passos, procuramos levar esta mensagem a outros adictos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.
Fonte: Narcóticos Anônimos
